Meus Pensamentos

Pesquisar este blog

O pensamento

O pensamento inquieto me leva a muitos caminhos no

mundo dos livros.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estação das Letras

Plateia atenta à minha palestra na Biblioteca Mabel Veloso
A Estação das Letras foi um sucesso. Trouxe o mundo fantástico dos Minotauro, esfinges, fénix, salamandras, dragões, cavalos alados e todos os seres mágicos que vivem no nosso imaginário.Teve a presença de escritores como Katerine Funke, editores , nossa querida Valéria da Solisluna,o reconhecimento  do trabalho do colega e fotógrafo Kim Guerra do 2ª ano, contadores
de estórias, apresentações e muitos livros, a galera ficou muito interessada. Me divertir muito e vi muitos novos leitores ansiosos por novidades literárias. Me apresentei no dia 16/09/2010 na Biblioteca Mabel Veloso para algumas turmas do ensino fundamental ,na plateia estava Mariana Parcero, minha prima . A Turma me fez muitas perguntas e  demonstrou muito interesse pelo Dragão do Ventre de Ouro, meu primeiro livro.
Valeu galera Marista e em especial da turma da Biblioteca .

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ESTAÇÃO DAS LETRAS

Nos próximos dias 15,16 e 17 de
Setembro acontecerá no Colégio Marista
Patamares a ESTAÇÃO DAS LETRAS,
um movimento cultural realizado pelo
colégio que envolve várias atividades e
presença de escritores, contadores
de estórias e muitos outros artistas.
Oorgulhosamente foi convidado a participar
 como escritor , quando falarei sobre o meu livro
O Dragão do Ventre de Ouro.
Este evento estará sendo divulgado pela Rádio Tribo.
Vai ser show participar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ig jovem me entrevista na Bienal de São Paulo

                         
                                                                            

Por Larissa Drumond
IG Jovem dia 18/08/2010, noticias
Eric A. A. Oliveira conta que criou "O Dragão do Ventre de Ouro" aos 11 anos

"Não consigo dar o final para a minha saga, por isso sempre escrevo mais um pouco", confessa Eric A. A. Oliveira. Assim, escrevendo sempre mais um pouco, o autor baiano de apenas 16 anos e já produziu uma trilogia - o primeiro livro, "O Dragão do Ventre de Ouro", está sendo lançado na 21ª Bienal do Livro e foi escrito aos 11 anos; as duas próximas partes da saga já estão prontas. O primeiro volume conta a história de Carlos Looendvog, um garoto de 12 anos que passa por um monte de desafios para encontrar o ovo de um dragão.

Durante a feira de livros, que acontece em São Paulo e vai até domingo (22), Eric falou ao iG Jovem ? com seu jeito surpreendentemente polido para um menino tão novo ? sobre o processo de criação, os autores que o inspiram e a influência da mãe, que costuma dar toques, inclusive para a sessão de fotos ? nem sempre atendidos.
iG Jovem: Você fez o livro aos 11 anos. Como foi escrever tão cedo?
Eric Oliveira: Eu comecei lendo livros como "Harry Potter", "O Senhor dos Anéis", que me deram base. Mas minha família sempre me incentivou com livros didáticos, viagens e passeios. Minha mãe contava histórias que ela mesma criava e, quando ela pulava alguma parte, eu pedia para voltar para contar tudo direito. Eu sempre tive fascínio por jornadas, sagas e aventuras. Foi daí que eu tive a ideia de criar a saga de Carlos Looendvog.

iG Jovem: Como você fez para criar e escrever "O Dragão do Ventre de Ouro"?

Eric Oliveira: No começo, eu só escrevia nas férias. Eu tirava duas horinhas por dia e já era o suficiente. Mas comecei a querer escrever mais, passava mais tempo no quarto e levava meu caderno para todos os lugares aonde ia.

iG Jovem: Os personagens têm nomes bem diferentes: Jimmy, Zamil, Looendvog... Como você escolheu todos esses nomes?

Eric Oliveira: Eu queria que ficasse bem diferente dos nomes dos personagens da ficção de hoje em dia, porque acho todos eles muito batidos. Juntei uns nomes com outros, peguei umas palavras aleatórias... Até sorteava algumas letras para formar uma palavra.

iG Jovem: E de onde você tirou "Looendvog"?

Eric Oliveira: Sabe que eu não faço a menor ideia? [risos] Foi puramente processo criativo.

iG Jovem: Como você se inspirava quando viajava com sua família?

Eric Oliveira: Principalmente a personalidade das pessoas e o cenário. Tenho paixão pelo cenário brasileiro!

iG Jovem: Alguém deu umas dicas enquanto você escrevia?

Eric Oliveira: Minha mãe já leu todos os meus rascunhos e dá uma ideia de vez em quando, mas eu quase nunca aceito. Ela costuma falar para a fala do personagem ser menor, quer que fique um pouco menos formal e quer fazer umas alteraçõezinhas.

iG Jovem: Quais são seus escritores preferidos?

Eric Oliveira: J.R.R. Tolkien, que fez "O Senhor dos Anéis". Para mim, ele não tem comparação. Ele é o cara, é o melhor. Eu me espelho muito nele. Se eu tiver oportunidade, eu vou escrever bastante e não vou parar mais.

iG Jovem: E os livros dos quais você mais gosta?

Eric Oliveira: "Harry Potter", "As Crônicas de Nárnia", "Percy Jackson e O Ladrão de Raios" ? e, por incrível que pareça, eu gostei mais do filme. O livro estava muito resumido e o filme, mais aberto. Também me inspirei em "Sherlock Holmes" e em alguns autores brasileiros como Luís Fernando Veríssimo e Stanislaw Ponte Preta [cujo nome verdadeiro era Sérgio Porto].

iG Jovem: Você sonha em transformar sua saga em filme?

Eric Oliveira: Eu sonho, mas acho que os diretores de cinema não iam gostar muito. Eu sou muito detalhista e eles teriam que me aturar.

iG Jovem: Você pretende exportar seus livros?

Eric Oliveira: Essa ideia já me ocorreu várias vezes. Já que eu vou lançar uma saga, eu acho importante que seja bem divulgada tanto no Brasil quando no mundo.

iG Jovem: Hoje você tem 16 anos e escreveu o livro aos 11. Como é uma fase em que se amadurece muito, você não quis mudar nada por ter achado meio imaturo ou até mesmo bobo?

Eric Oliveira: Às vezes, mas nada é por acaso. O que está lá não deve ser mexido. Agora preciso trabalhar no que está por vir.

iG Jovem: Quais são essas próximas histórias?

Eric Oliveira: Eu tentei começar com o gênero de terror, mas não deu muito certo [risos]. Ficou muito sanguinário, então voltei para a ficção.

iG Jovem: O que seus amigos pensam sobre o fato de você ser escritor e já ter um livro lançado na Bienal?

Eric Oliveira: Eles acham bem interessante e estão me ajudando muito na divulgação. Meus amigos e minha família sempre foram um incentivo muito grande para mim. Eu até tenho alguns amigos que, incentivados por mim, sonham em virar escritores também.

iG Jovem: E o que eles disseram sobre seu livro?

Eric Oliveira: Que estava bom, mas está faltando um final. Precisa de outro.

iG Jovem: Você acha mais difícil criar o começo ou o final?

Eric Oliveira: Na verdade, é muito mais complicado terminar um li
vro. Terminar uma saga, então... Aliás, eu não consigo dar o final para a minha saga, por isso sempre escrevo mais um pouco.

iG Jovem: É, você já tem mais dois livros. Do que eles tratam?

Eric Oliveira: As duas continuações envolvem mais portais do tempo, vilões mais poderosos, outras realidades, mas sempre dentro do tema de ficção.

iG Jovem: Você prefere "Harry Potter" ou "Crepúsculo"?

Eric Oliveira: Eu tenho uma preferência um pouco maior por "Harry Potter".

iG Jovem: Você já sabe do que vai fazer faculdade? Letras, talvez?

Eric Oliveira: É uma ótima pergunta! Todos os dias eu me faço essa pergunta e eu não sei responder.

Eric dá autografos no evento." tenho amigos que já sonham em ser escritores." 

Literatura fantastica brasileira

 

O Jornal da Tarde, do grupo Estadão de São Paulo, publicou no último dia 27/08/2010 uma reportagem
do jornalista Pedro Antunes sobre os novos talentos da literatura fantástica brasileira e
eu estou lá . Vale ressaltar que meu livro  foi lançado pela Solisluna.
"PEDRO ANTUNES

Enquanto é inegável o sucesso dos livros de fantasia estrangeiros – leia-se ‘Harry Potter’, ‘Crepúsculo’ e ‘O Senhor dos Anéis’, além de outros genéricos –, surgem por aqui autores de várias idades, que resolveram transitar pela mesma seara, mas com foco em personagens diferentes. São fadas, anjos, entidades do candomblé e até o curupira.
Quando criança, o hoje ilustrador Walter Tierno, 38 anos, adorava ler as revistas em quadrinhos de ‘Conan, o Bárbaro’, um guerreio que vagava lutando contra feiticeiros, monstros, vampiros, demônios e lobisomens, criado por Robert Howard.
Em 2000, ele começou a fazer o seu próprio gibi. “Foram quatro anos desenhando e escrevendo. Consegui até colocar a primeira edição nas bancas”, conta. “Mas foi um fracasso total. Fiz burrada”. Ele mandou imprimir 2 mil exemplares, mas vendeu apenas 200. “A condução da história não foi boa”, afirma.
Há três anos, ele teve outra ideia. Dessa vez, um livro. “Me inspirei em ‘O Senhor dos Anéis’, mas não queria usar a cultura celta. Queria uma coisa mais local, com a qual as pessoas pudessem se identificar”. Assim, nasceu ‘Cira e o Velho’. A personagem-título é filha de Cobra Norato, figura folclórica do Pará. Ela vive à caça do bandeirante Domingos Jorge Velho (o Velho do título do livro), que matou sua mãe a deixou para morrer.
A história se passa num Brasil em desbravamento, contemporâneo a Zumbi dos Palmares. “Como ponto de partida, passei a estudar toda a história brasileira, procurando o melhor momento para situar a Cira”, explica o autor. Personagens do nosso folclore foram inseridos, como mboitatá e curupira. E o saci? “Não queria queimar cartucho logo de cara”, conta ele, que pretende fazer uma sequência do livro.
Tierno é formado em jornalismo, daí sua facilidade em escrever. Mas isso não é necessariamente uma regra. Com quatro livros de literatura fantástica publicados, Nelson Magrini, de 55 anos, é formado em engenharia mecânica. Tem dois hobbies um tanto distintos: a literatura e a física. Em 2004, publicou seu primeiro livro, ‘Anjo: A Face do Mal’. “Mas já era o terceiro que tinha escrito”, explica. Com uma história que mistura anjos, demônios e entidades afro-brasileiras, ele narra as aventuras de Lúcifer, um anjo caído. A primeira edição, com 1.500 cópias, já está esgotada. “Em setembro, vai sair uma nova impressão, revisada”, avisa.
Autores novos, esses sim, muito inspirados no sucesso da série de ‘Harry Potter’, também ingressam no mundo da fantasia. A estudante de jornalismo Carolina Munhóz, de 21 anos, e o soteropolitano Eric A. A. Oliveira, de 16, são representantes dessa nova geração. Nascida em São José do Rio Preto, mas moradora de Campinas, Carolina publicou ‘A Fada’ em 2009, após investir R$ 7,5 mil do próprio bolso.
“Recebi muitas respostas já preparadas pelas editoras, elogiando o livro, mas dizendo que não seria possível investir nele naquele momento”, diz. A obra fala de uma menina que, aos 18 anos, descobre ser uma fada. “Aproveitei essa figura mágica que pouco aparece na literatura. A mais famosa é a Sininho, da história do Peter Pan”. Hoje, a jovem passa de três a quatro horas por dia respondendo a e-mails e mensagens de leitores no Facebook, Twitter e Orkut.
Cursando o primeiro ano do Ensino Médio, em meio a uma geração “informatizada”, Eric mantém o costume de escrever suas histórias com papel e caneta. Desde os 11, ele cria a trilogia que conta a saga de Carlos Looendvog, um menino que descobre ser de uma linhagem de caçadores de dragões. O primeiro livro, ‘O Dragão do Ventre de Ouro’, teve lançamento na última Bienal do Livro, em São Paulo. O escritor mirim ainda não sabe se seguirá carreira, mas têm outros livros na cabeça. Já é uma mostra de que nem só de vampiros e bruxos sobrevive a literatura fantástica no Brasil.
Trecho de ‘Anjo: A Face do Mal’, de Nelson Magrini:
Mário deu um passo à frente. A neblina tocou-lhe os pés. Deu mais um passo e depois outro. A neblina elevou-se até a altura dos joelhos. Ele não compreendia como ela podia se elevar, contrariando a vontade do vento, mas isso também não importava. Aquilo só podia ser mais um sinal de sorte.
A luz o envolveu. Mário esticou os braços e tocou a luz. A luz tocou Mário. Ele sentiu a consciência desmanchar, como se perdesse a própria identidade, a própria individualidade. Ele se sentiu amplo, sem os limites do corpo, calmo e tranquilo, como se estivesse sendo abençoado. Procurou o anjo; sabia que ele estava lá, bem no meio da luz. Deu mais um passo. Primeiro, viu o brilho; depois, garras e dentes.
Trecho do livro ‘A Fada’, de Carolina Munhóz:
Desenhada no papel, estava eu, sentada na beira da fonte da Praça Trafalgar, olhando para o horizonte, rodeada de luz. E por aquele desenho eu entendi o comentário de me parecer com um anjo. Toda a harmonia do tempo criara uma paisagem que realmente parecia angelical.
No cantinho do desenho havia um nome, que deduzi ser do menino.
− É lindo! Obrigada, Patrick…
− Philip Windsor! – ele complementou.
Ficamos mais alguns minutos em silêncio, cada um observando o seu desenho.
− Não quer saber o meu nome? – perguntei.
− Claro! Gostaria até de anotá-lo no desenho − disse ele sorrindo – Não é todo dia que podemos conhecer um anjo!
Eu ri, ele ainda achava que eu era um anjo. Talvez eu pudesse até significar um anjo da guarda para ele… Foi quando me ocorreu que poderia ser sua madrinha, e fiquei feliz com a idéia.
− Mel! – disse. − Na verdade é Melanie Aine das Fadas, mas gosto de Mel.
− Muito bonito, combina com você! – nós dois sorrimos. – Das fadas…Você realmente parece uma fada, acho que confundi com anjos.
− Você acredita em fadas? – perguntei receosa.
− Nunca vi, mas se dizem que existem… Devem existir. Assim como os Anjos e Deus, eu nunca os vi, mas acredito na existência; sinto suas presenças.
A teoria dele era muito convincente.
− Gostaria de ver uma fada – disse ele quando voltou a falar.
− Por quê?
− Porque elas devem ser lindas! Assim como você, Mel!
Fiquei pensando na ironia, ele querer ver uma fada e ter uma conversa sobre elas, justamente comigo. Certas vezes, o mundo nos coloca em situações de risco para que cresçamos e aprendamos…
Trecho de ‘Cira e o Velho’, de Walter Tierno:
Domingos apontou a faca para o pescoço do caraíba. O índio fi tou a lâmina. Estalou a língua e suspirou, revirando os olhos. Já estava cansado do brilho indecente daquela lâmina. Amaldiçoava o sertanista em seus pensamentos, mas não os verbalizaria jamais. Temia aquele homem.
— A princesa Caninana quer que vosmicê destrua a semente de Norato… Guarde a arma, sim?
Domingos ignorou o pedido choroso do caraíba.
— Restam dois dos herdeiros de Norato — continuou o índio. — Um é o mais velho de todos e o mais forte. É um
guerreiro poderoso que vive em uma maloca sobre a areia, beirando o grande mar. Tabatinga é seu nome. A outra é a
caçula. Cira é seu nome. É fi lha da última bruxa, conhecida entre os tupis como Guaracy. As duas vivem escondidas no alto da serra, onde as árvores ainda respondem a quem souber falar com elas.
Trecho de ‘O Dragão do Ventre de Ouro’, de Eric A. A. Oliveira:
Carlos era a única criança. Tinha doze anos de idade e uma vida muito parada. Para ele, aquele mês de novembro estava sendo realmente um tédio. Mas não iria durar muito tempo e sua mente parecia confirmar.

Ele nem sabia que sua intuição estava correta. E esperou pelo fim daquele mês, que para ele se tornou abominável, até que o último dia de aula passou.
Enquanto voltava para casa sem ter ideia do que lhe esperava, o transporte escolar se atrasou. A noite estava fria e tenebrosa. Todos os moradores já dormiam quando o filho dos Looendvogs entrou no Derry e um barulho se ergueu no ar, gelou o coração dele e o deixou profundamente assustado.
Tudo parecia tenebroso, mas ficou pior: um vulto negro e apavorante tomou forma através da escuridão. Era um cão gigante, de cento e vinte centímetros de altura e três metros de comprimento. Tinha uma testa larga e vários músculos que desciam em profusão sobre seus pelos castanhos. Parecia um enorme pitbul.
O animal olhou com raiva para Carlos. Seus olhos eram alaranjados e brilhantes. Vendo o medo do garoto, latiu em um tom apavorante que o fez desmaiar.
Contador Grátis

domingo, 22 de agosto de 2010

É hoje o último dia da Bienal

A Bienal está chegando ao fim com um recorde de visitantes.
Veja quem esteve lá.


escritora Jeanny Matos
Maria Luiza Oliveira
escritora Carolina Bacelar
revisora Maria José Bacelar Guimarães
designer ElaineQuirelli

sábado, 21 de agosto de 2010

A Bienal está chegando ao fim



Já estou com saudades. Conheci muita gente legal .
Foi uma experiência única em minha vida. Me emocionei, em saber que faço parte dessa engrenagem, que dei meu primeiro
passo no mundo literário.
Só quero agradecer a quem acreditou em mim, quem me prestigiou com
sua presença. Em fim, todos da galera Solisluna, meus amigos, meus leitores
e todos aqueles que contribuíram para a
realização do meu sonho que virou
realidade.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Familia veste a camisa






Sei que não se vive sozinho. Nada é por acaso.
Minha ida à Bienal do livro em São Paulo demandou a colaboração de muitas pessoas, do meu irmão que filou aula para me prestigiar, dos meus pais, da escola que reorganizou meus horários de avaliações, da editora que me incluiu na relaçãode autores expositores, e de Deus que aprovou tudo isso.
"Valeu a pena,eheh,valeu a pena, eheh..."(rapa).
Só valeu...
Fui prestigiado pela visita de amigos, familiares, revisores,outros escritores,
equipe Solisluna, e o público, este foi show.
f1.Elieser P.Oliveira,eu e Alex A.A.Oliveira
f2 Conceição e Douglas
f3 Eu, Maria do Carmo e Adelina Barauna




quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Entrevistas






Vixe Maria!!!
Barabaridade!!!
Beleza Mano!!!
Não pensei que a minha presença fizesse tanto barulho,
barulho no bom sentido,que as pessoas,
a mídia quisesse saber quem eu sou.
No dia 16/08/2010 dei várias entrevistas.
Fui entrevistado por uma galera do programa
NAS ONDAS DO RÁDIO, um projeto comandado
por repórteres mirins da Prefeitura Municipal de São Paulo,
junto a Secretaria de Educação.
Depois pelo repórter Ernesto do programa Multicultura da Rádio Educadora.
O programa entrou ao vivo.Como se não bastasse a galera doIG JOVEM São Paulo


também apareceu por lá e foi muito legal, a minha entrevista está no ar
na pagina do ig jovem
Bienal do livro ...escritor de 16 anos..






f1 Ernesto- programa Multicultura-Radio Educadora
f2 Nas ondas do Radio
f3 Larissa Drumond- IG jovem São Paulo

ACONTECEU NA BIENAL






Ufaaa!!! tanta gente !!!
A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo nunca mais será
a mesma, pois estive lá marquei minha presença, sabe como é,um escritor
baiano adolescente de 16 anos lançando um livro
em uma bienal tão importante, sabe quem é? euzinho , eu mesmo,
me bilisca !!!
Vi tantos livros, conheci muitos autores, revisores,
jornalistas, gente que fala a minha língua,fotógrafos.
A Bienal é realmente surpreendente, um mundo de magia, fantasia e
realidade de trabalho duro. Tudo aquilo que faz a vida girar
e ser esta maravilha.
vejam algumas fotos:
f1 público leitor
f2 ValériaPergentino Editora da Solisluna
Adelina Barauna autora de Respire certo!
Débora Kittel autora de Margarida Bem-me-quer e Saíra sete cores
Carolina bacelar Autora de Cirilo, o dragão que queria ser bombeiro
e Eric A.A. Oliveira


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Só faltam 15 dias para Bienal de São Paulo

A Bienal de São Paulo começa no dia 12/08/2010, porém estarei me apresentando no dia 16 de agosto à tarde. Estou na maior expectativa, esta será minha primeira vez em uma bienal como escritor.
Lá apresentarei meu livro O Dragão do Ventre de Ouro- A Saga de Carlos Looendvog,livroI
no stand da Editora Solisluna Design.
Não vejo a hora!!!!!!!!!!!
Eric A.A.Oliveira

sábado, 26 de junho de 2010

Palestra na Casa Familiar Rural de Tancredo Neves




O Encontro com Jovens Aprendizes da Casa Familiar Rural foi muito gratificante, foi um momento em que pude contar um pouco sobre o meu livro O Dragão do Ventre de Ouro, mostrar para aqueles jovens que o processo de publicação de um livro não é uma coisa fácil, porém quando se tem um objetivo na vida, se corre até ele, buscando apoio, orientação, o que não se pode é desistir na primeira dificuldade, assim como na vida.
O Evento foi uma realização da Fernanda Silva, diretora executiva e teve a colaboração dos pedagogos, funcionários e a presença das três turmas da Casa .

Palestras no Municipio de Tancredo Neves







Fotos do evento nas escolas do Municipio de Tancredo Neves

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010

Encontro com os Jovens Aprendizes da Casa Familiar Rural

No Próximo dia 18 estarei na Casa Familiar Rural de Tancredo Neves
onde farei um encontro com os alunos do Curso Técnico de Agropecuária,
curso da Fundação Odebrecht em parceria com o governo do Estado e
outros órgãos. Este encontro surgiu através da idealização de sua
Diretora Executiva Fernanda Silva,
ex aluna dessa instituição, juntamente com Juscelino Souza Macedo.
CFR tem um trabalho muito interessante em que o jovem de 16
a 23 anos tem uma semana de aula, hospedagem, aulas praticas e ao final
desta semana retorna à propriedade de seus pais para desenvolver o que
aprendeu no curso. O curso tem duração aproximada de 3 anos .
Para participar do curso o jovem tem que ser filho de proprietário rural.
A CFR é referência para muitos outros estados e países da América do Sul,
já foi visitada por chefes de Estado, governador ,etc...
O que me motivou a participar deste encontro foi a divulgação do meu
trabalho como escritor do livro O Dragão do Ventre de Ouro e de trocar ideias
com jovens que assim como eu tem sonhos, lutam por eles e e começam a vê-los
realizados.

Não vejo a hora de estar com vocês.

Eric

Outro bate papo em Tancredo Neves

Também no dia 17 de junho a partir das 14 horas terei um bate papo com os alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental do colégio Municipal Aécio Neves. Este evento será promovido pela Diretora Janete Souza Vilas Boas de Andrade. Desde já Professora, obrigado pelo apoio.

Neste encontro pretendo falar sobre o livro, seus personagens, o processo de criação e antes de tudo mostrar para outros adolescentes que é possível sim realizar sonho, tudo na vida demanda trabalho , esforço e apoio daqueles que nos cercam.

Estou contando com a presença de vocês, suas perguntas.

Até lá.


Eric

Palestra no Municipio de Tancredo Neves


No Próximo dia 17 participarei de um bate papo com os alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental do Colégio Professor Edvaldo Machado Boaventura, no Município de Presidente Tancredo Neves, antes denominado de Itabaina, no sul da Bahia. Este bate papo foi um convite das Professoras Alba Lúcia e Maria do Amparo Argolo, com o objetivo de aproximar os seus jovens alunos a mim, também adolescente e escritor do livro

O Dragão do Ventre de Ouro, livro de aventura, magia com seres habitam

um universo todo próprio.

Conto com a participação de todos.


Até lá galera!!!


Eric

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Meu Processo de Criação

Meu Processo de criação é algo que sempre falo quando vou a uma palestra e geralmente é o item mais procurado pelos interessados no meu livro.

Este Processo é um misto de ideias flutuantes, cenas na minha memória e fatos que vivi. Do Mesmo jeito são as criaturas e personagens, não falo aqui de sua aparência ,mas de sua essência, muitos personagens são baseados em pessoas que conheci, algumas eu admiro outras nem tanto.

Para ser sincero, até o grande vilão da Saga Carlos Looendvog ,o Enácio Choufer, foi baseado em uma personalidade humana, creio que todos nós temos um pouco de vilão, não a representação do mau pelo mau, más a ambição própria dos vilões, no querer o poder. Às vezes me pego querendo controlar a situação, querendo ser forte, poderoso, isto é uma face da personalidade dos vilões. Este querer o poder nem sempre é possível.

Vendo por este lado, o vilão Enácio Choufer tem um pouco da minha natureza, será que sou um vilão,há,há,há....veremos.

Eric A.A.Oliveira

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feira de Livro no Mendel foi um sucesso!


Quero agradecer ao meu jovem público leitor que esteve presente

na Feira de Livros no último dia 24/04 no Colégio Mendel Vilas, em especial

a:Guilherme Simas e outros Guilhermes, Laura , Guilia, Geraldo, Rodrigo,

Aricia, Tiago, Ana Beatriz, Lucas, Renan, Mateus Ventin,

Matheus Barreto,Luiz Fernando,Théo, Matheus Luiz,

JoãoPedro,Henrique, Isadora, Diego, Victor, Robson, Caio, Camille, e tantos outros que me prestigiaram.

Eric A. A. Oliveira

l

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Galeria de fotos



Turma da tarde, que expectativa!!!

Todos queriam fazer perguntas, descobrir

este mundo da literatura, feito para eles por

um jovem de 15 anos .

galeria de fotos e videos do Bate Papo com o autor no útimo dia 22/04




Eric com o seu público. Galera da manhã

Semana Literária Mendel Vilas

No dia 22 de Abril - quinta -feira, Ocorreu no Mendel Vilas um bate papo com o escritor Eric A.Oliveira com os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.
A plateia estava animada. O Escritor fez uma breve apresentação e abriu para que os presentes esclarecessem suas dúvidas e ficassem conhecendo um pouco sobre o seu trabalho. Choveu perguntas sobre o livro, os personagens, se o escritor tem o habito da leitura, quais os livros e autores preferidos, um dos presentes perguntou o que Eric sentiu quando terminou de escrever o Dragão do Ventre de Ouro, ele respondeu que iniciou a escrita do próximo livro ( A Bacia de Prata) Titulo provisório,foram tantos os questionamentos que a Vice Diretora Virginia , a Coordenadora Lara e a professora Sayonara tiverevam que organizar as perguntas dos jovens leitores curiosos e atentos.
O Evento foi um sucesso, Eric atendeu a todas as perguntas, distribuiu autografos e recebeu o carinho do seu público leitor.
Foi plantada uma sementinha nos corações daquelas crianças,
mostrando que uma boa leitura abre os horizontes para muitos projetos. E que é possível realizar sonhos.
Eric está cumprindo o seu papel neste mundo. Dando bons exemplos de incentivo a esta garotada um pouco mais jovem que ele, também um garoto.

Valeu galera do Mendel Vilas
a sua acolhida foi show.


domingo, 7 de março de 2010

Sites e livrarias onde se pode comprar o livro

O livro O Dragão do Ventre de Ouro está à venda:
WWW.solislunaeditora.com.br
www.cultura.com.br
e nas livrarias:
Galeria do Livro no Rio Vermelho e no Espaço Glauber Rocha(Praça Castro Alves)
Midia Louca no Rio Vermelho e no Pelourinho
Pouso da Palavra en Cachoeira
LDM na Piedade
Nobel
Pituba Livraria
Tom do Saber
Em São Paulo: Livraria Martins Fontes
Procure uma mais perto de você e boa leitura.

O Dragão do Ventre de Ouro Capitulo I


Capitulo Um
Coisas Estranhas

"...O pai se recuperou do susto e revelou:
- Nós nunca te contamos, com medo que você se preocupasse demais com isso...
- Então deve ser um assunto muito sério.
- NÓs temos um emprego desconhecido por você, que nos trouxe muitos problemas.
- Qual?
Agora acomodado em uma poltrona de veludo, o pai pegou uma caneca de cerveja e voltou a conversar.
- Caçadores de dragões.
- O quê?
Continuou tranquilamente o senhor Jimmy Looendvog, como se fosse a coisa mais normal do mundo:
- Uma vez, eu estava caçando o famoso e astuto dragão da Costa do Pacífico, quando uma criatura encapuzada apareceu. Era um dos meus amigos. Enácio Chouffer. Deu para perceber que ele não estava nada alegre em me ver. Ele estava me odiando, porque aquele dragão era o mais valioso que eu já havia caçado e ele desejava aquele animal para si. Quando começou a trabalhar conosoco, Enácio era um dos melhores caçadores que existia, conhecedor de técnicas e feitiços que não possuíamos naquela época. O pai dele deixou um exército sinistro, do qual poucos tinham conhecimento. Era um exército de sombras, ou melhor, ainda é. Esses soldados atacam quando não estamos prestando atenção. Enácio decidiu usar , no dragão que eu caçava, uma maldição antiga...
Sem acreditar naquilo tudo, Carlos interrompeu:
- Ele enfeitiçou o dragão? Enfeitiçou com o quê?..."


(Parte do primeiro capítulo O Dragão do Ventre de Ouro, oliveira,Eric A.A- Editora Solisluna,2009)

segunda-feira, 1 de março de 2010

O ilustrador e o fotografo

A ilustração do livro O Dragão do Ventre de Ouro foi feita pelo
talentoso ilustrador designer Athos Sampaio.Com vários trabalhos
publicados.
Não poderia ficar de fora o jovem fotografo Kim Guerra, que fez
a foto do autor para a orelha do mesmo livro.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tragédia no Chile

O Terremoto que ocorreu no Chile na última sexta-feira, dia 26/02/2010, provocou a morte de 708 pessoas,no período inferior a três dias,segundo o noticiário internacional, milhares de Chilenos estão desabrigados, cidades inteiras foram abaladas.
Esta tragédia me fez lembrar que a estória no meu livro O Dragão do Ventre de Ouro, se passa lá, isso só aumentou o susto que levei quando descobri que a notícia era mesmo verdade.
Eu me solidarizo com o sofrimento que os nossos vizinhos do Pacífico estão passando. A própria capital do Chile, Santiago, teve o Centro Histórico arrasado, o terremoto ocorreu à 100 Km da Costa e afetou quase o Chile inteiro e foi sentido na Argentina e no Brasil, entretanto, sem prejuízos.
Meu personagem, Carlos Looendvog, é um chileno, o que me fez ter um grande respeito pelo Chile, espero que em breve os chilenos possam se recuperar das perdas e do susto que passaram.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

EQUIPE DE PESO




Esta equipe foi essencial para o lançamento do meu primeiro livro. Meus pais Elieser e Maria Luiza, o apoio do meu irmão Alex que sempre ouve minhas estórias, meus avós Edmo e Dinea Cerejo. A equipe da editora Solisluna Valéria, Enéas, ilustrador Athos Sampaio ,Kim e Katherine Funke, profissional que preparou os originais.

Eric Araujo Oliveira

http://www.solislunaeditora.com.br/

texto de José Portela


"... A partir dos onze anos de idade, o menino começou a criar seus próprios personagens e tramas. Na sua imaginação, os animais são seres estranhos, pessoas flutuam sobre árvores, ovos de dragão transformam vidas, florestas somem magicamente - e, incrivelmente, tudo isso faz muito sentido.
Todo aquele que descobre seu talento desde cedo deve lapidar o diamante embutido no seu ser. Eric encontrou estímulos para isso nos colégios por onde passou: a Escola Nossa Senhora Aparecida (de sua avó, Dinea), o Mendel Villas e o Colégio Marista, onde está estudando no momento da publicação deste primeiro livro.
Foi da junção desses incentivos com uma habilidade literária inata que surgiram os episódios da série A Saga de Carlos Looendvog.
O primeiro vem agora à público, apresentando o grande potencial da trama e do autor.
Muitos escritores, compositores de clássicos inesquecíveis e poetas mostraram seu dom precocemente e se tornaram conhecidos no mundo todo. Que seja assim com este jovem
autor. Que leitores de todas as idades façam parte do mundo mágico e original criado por esse tão jovem autor, nascido e criado aqui no Brasil, na capital da Bahia.
(José Portela, jornalista e administrador.

VEIA LITERARIA

"Eric A. A.Oliveira, aluno da 8ª C do turno Matutino, lançou a obra "O Dragão do Ventre de Ouro- A Saga de Carlos Looendvog,livro I" em novembro .Esse é o primeiro episódio de uma trama que cria um mundo mágico por meio do universo literário, com personagens e cenários de características pitorescas.
O aluno, desde criança, entrou en contato com trabalhos de escritores consagrados como Machado de Assis e Eça de Queiroz. Autores conteporâneos, como J.K.Rowling e Dan Brown serviram de inspiração para Eric no desenvolvimento de seu livro.
O estudante participou como jurado do Primeiro Concurso Literário do Colégio Marista Patamares, evento que fez parte do projeto Ciranda das Letras. Na ocasião, distribuiu autógrafos para o público reunido no teatro do Colégio."
(Colégio Marista Paamares, Salvador-Ba -Dezembro de 2009)

Foto do Lançamento do Dragão do Ventre de Ouro,2009